Quanto à saúde, os Labradores não costumam ter problemas maiores.
Deve-se ter muito cuidado ao adquirir um cachorro, ou ao pensar em acasalar o cão que está em sua casa. A displasia coxofemoral (displasia da anca) a displasia de ombros são duas doenças geneticamente transmissíveis, sem cura e que podem não apresentar sintomas.
Ao comprar um cachorro, deve-se ver as chapas de displasia (raios X) dos pais, mesmo que ambos pareçam saudáveis. Essas chapas são feitas depois dos dois anos de idade (quando o cão já está completamente formado) e por um veterinário. Alguns dos melhores criadores também testam se os cães têm algum problema cardíaco ou de olhos que possa ser transmissível aos cachorros.
Como são cães pesados e grandes, deve-se evitar a obesidade (que sobrecarrega patas, pernas e coluna), piso liso e escadas (especialmente com cachorros).
Em países de clima quente, além das duas trocas anuais de pêlos, os Labradores fazem uma "muda contínua" durante todo o ano. Alimentação adequada e de boa qualidade, escovagens frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram um pouco a situação. Banhos de piscina ou de mangueira são liberados, mas o dono deve secar as orelhas e ouvidos para evitar otites.
Sem comentários:
Enviar um comentário