Os mal-entendidos entre homem e cão resultam das diferentes maneiras de pensar de cada um. O homem tem capacidade de abstrair os pensamentos, de pensar em termos de passado, presente e futuro e de analisar e tirar conclusões dos acontecimentos. Mas o cão pensa de uma forma muito mais simples e não distingue o que é bom e o que é mau.
As pessoas sabem que não devem matar, roubar, mentir etc. Sabem que devem ajudar um amigo em dificuldade e cuidar dos doentes. Mas o cão só pensa no imediato, visto não ter capacidade de abstração de pensamentos e, por isso, não tem uma visão moral do que faz. No fundo, ele gosta de fazer as coisas que ele gosta de fazer ou que ajudam a manter a sua posição no grupo. Só se consegue actuar sobre o comportamento canino, se se estimular o comportamento desejado à custa da oferta de recompensas.
Assim, o cão vai gostar de obedecer, porque este acto está ligado a uma sensação agradável. Em contrapartida, deve-se repreender um comportamento errado com um castigo que o cão consiga perceber. Louvar e recompensar o cão quando ele obedece e faz um acto que queremos e repreender o seu mau comportamento ou um acto que não aceitamos, parecem ser atitudes muito lógicas. Mas, de facto, é justamente nestes dois actos que as pessoas cometem os maiores erros na educação canina, confundindo as situações, admitindo que o cão consiga pensar como nós, esquecendo que o animal vê a sequência dos acontecimentos de uma forma mais imediata.
Vamos analisar o exemplo seguinte, para focar bem os erros mais comuns que se cometem: O educador chama o cão, que se encontra no fundo de um campo a cheirar qualquer coisa que lhe agrada. O cão ouve o chamamento, mas não mostra nenhum interesse em vir. Só depois de muita insistência é que o cão se aproxima, com uma expressão ligeiramente submissa. Mas o que acontece? O educador vai recompensar o cão por ter finalmente vindo? Geralmente acontece o contrário, o educador repreende o cão dizendo: Não tens vergonha, tive que chamar-te vezes sem fim até perceberes, mereces um castigo! Trata-se exactamente de uma situação em que agimos de acordo com uma lógica humana, tendo em mente um acto passado e castigando no momento presente, sem considerar que o cão se sente reprendido por ter vindo ... e não pelo tempo que demorou a vir! Neste caso o educador deve louvar expressivamente o cão, mesmo que este tenha levado muito tempo a obedecer. Deste modo, o cão consegue associar correctamente a recompensa ao acto de ter vindo até junto do dono.
As pessoas sabem que não devem matar, roubar, mentir etc. Sabem que devem ajudar um amigo em dificuldade e cuidar dos doentes. Mas o cão só pensa no imediato, visto não ter capacidade de abstração de pensamentos e, por isso, não tem uma visão moral do que faz. No fundo, ele gosta de fazer as coisas que ele gosta de fazer ou que ajudam a manter a sua posição no grupo. Só se consegue actuar sobre o comportamento canino, se se estimular o comportamento desejado à custa da oferta de recompensas.
Assim, o cão vai gostar de obedecer, porque este acto está ligado a uma sensação agradável. Em contrapartida, deve-se repreender um comportamento errado com um castigo que o cão consiga perceber. Louvar e recompensar o cão quando ele obedece e faz um acto que queremos e repreender o seu mau comportamento ou um acto que não aceitamos, parecem ser atitudes muito lógicas. Mas, de facto, é justamente nestes dois actos que as pessoas cometem os maiores erros na educação canina, confundindo as situações, admitindo que o cão consiga pensar como nós, esquecendo que o animal vê a sequência dos acontecimentos de uma forma mais imediata.
Vamos analisar o exemplo seguinte, para focar bem os erros mais comuns que se cometem: O educador chama o cão, que se encontra no fundo de um campo a cheirar qualquer coisa que lhe agrada. O cão ouve o chamamento, mas não mostra nenhum interesse em vir. Só depois de muita insistência é que o cão se aproxima, com uma expressão ligeiramente submissa. Mas o que acontece? O educador vai recompensar o cão por ter finalmente vindo? Geralmente acontece o contrário, o educador repreende o cão dizendo: Não tens vergonha, tive que chamar-te vezes sem fim até perceberes, mereces um castigo! Trata-se exactamente de uma situação em que agimos de acordo com uma lógica humana, tendo em mente um acto passado e castigando no momento presente, sem considerar que o cão se sente reprendido por ter vindo ... e não pelo tempo que demorou a vir! Neste caso o educador deve louvar expressivamente o cão, mesmo que este tenha levado muito tempo a obedecer. Deste modo, o cão consegue associar correctamente a recompensa ao acto de ter vindo até junto do dono.
Autor: Suzette Preiswerk da Mota Veiga
1 comentário:
Muito bom o texto. Adoro animais!
Escrevo poesia, Maria luísa
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