As doenças mais comuns do cão


A Dilofilariose

A Dilofilariose, também conhecida por verme do coração, é uma doença que ataca cães e gatos, relativamente pouco conhecida e à qual nem sempre se dá a devida importância. Esta doença é provocada por certos mosquitos que ao picarem um cão infectado ficam em condições de transmitirem a doença a um cão são quando sugam o seu sangue para se alimentarem.


A Erlichiose

A Erlichiose é uma doença infecciosa transmitida pela carraça. A Erlichiose é transmissível ao homem (febre da carraça) mas apenas se ele for picado por uma carraça portadora e não pelo simples contacto com o cão infectado.


A Esgana

A Esgana é uma doença viral altamente contagiosa e eventualmente mortal, que ataca os cães de qualquer idade, muito particularmente os animais mais jovens. A esgana transmite-se por contacto directo ou por via aérea (tosse ou espirro) de um cão infectado com o vírus para um cão são e não vacinado.


A Leishmaniose (ver + abaixo)

A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo (protozoário - leishmania), que é transmitida ao cão, a animais silvestres como roedores e também ao homem por um mosquito, o flebótomo.


A Leptospirose

A Leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, de carácter sistémico, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira, normalmente transmitida pela urina dos ratos. Em seres humanos, atinge pessoas de todas as idades, mas em 90% dos casos o desenvolvimento da leptospirose é benigno. Nos animais, quando não vacinados, a doença é mortal.


A Parvovirose

A Parvovirose é uma doença contagiosa, causada por um vírus, que ataca os cães domésticos, especialmente os cachorros por serem mais vulneráveis. No homem manifesta-se sob a forma de infecções nas vias respiratórias e nos olhos, mas sem gravidade, ao contrário da incidência nos cães onde normalmente é fatal.


A Sarna

A Sarna é uma doença parasitária externa, muito contagiosa, produzida por um ácaro. Este ácaro escava galerias na epiderme dos animais, produzindo irritação e intenso prurido. A pele fica avermelhada e os animais perdem peso por causa do incómodo. A fêmea põe os ovos sob a pele, enquanto os outros propagam a doença pelo corpo do hospedeiro e de outros cães.

A Tosse do Canil

A Tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa causada por diversos vírus e bactérias. Embora não afecte consideravelmente o estado geral de saúde do cão, esta infecção provoca uma tosse profunda, seca e incomodativa, que se transmite com muita facilidade especialmente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome.

A Raiva

A Raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal causada por um vírus, o vírus rábico, que se multiplica nas glândulas da saliva e se transmite a humanos normalmente através da mordedura de um animal infectado. O vírus atinge o sistema nervoso central e é 100% letal.


Indicação do esquema de vacinação:

6 semanas ------» Parvovirose

8 semanas ------» Parvovirose, Esgana, Hepatite vírica e Leptospirose

12 semanas (reforço da vacina anterior) ------» Parvovirose, Esgana, Hepatite vírica e Leptospirose

16 semanas ------» Raiva


Reforço das vacinas anualmente.

Sem comentários: